MENU

Tribunal responsabiliza governo japonês por tragédia de Fukushima

Pela primeira vez, o governo japonês foi responsabilizado, na sexta-feira 17, por negligência na catástrofe ocorrida em março de 2011 na usina nuclear de Fukushima-Daiichi. O Estado foi obrigado a pagar, junto com a operadora, indenizações a pessoas deslocadas.

O Tribunal do Distrito de Maebashi, no centro do Japão, concluiu que o governo japonês e a empresa Tokyo Electric Power (Tepco) deveriam ter adotado mais medidas para prevenir o desastre, que provocou o deslocamento de dezenas de milhares de pessoas da região. Com base nisso, ordenou o pagamento de indenizações individuais que vão de 70 mil ienes (620 dólares) a 3,5 milhões de ienes (31 mil dólares), totalizando 38 milhões de ienes (336 mil dólares).

A sentença é baseada numa ação coletiva apresentada por 137 ex-moradores. Esta é a primeira vez que a Justiça reconhece a responsabilidade do governo japonês pelos danos causados aos desalojados. Decisões judiciais anteriores já tinham apontado a responsabilidade da Tepco em ações movidas por danos psicológicos e suicídios devido à evacuação forçada…

 

Leia mais

 

Fonte: cartacapital.com.br

Deixe um comentário