MENU

Um Japão além do anime em Manaus, de agosto a outubro

Acontecimentos de alto impacto têm a capacidade de despertar ou enfraquecer a esperança de um povo, em determinado momento de sua história. Se, no Brasil, a atual crise de ética na política deixa grande parte da população aflita quanto ao futuro, no Japão, os desastres naturais tem sido os grandes vilões, deixando milhares de famílias entre as vítimas.

A região de Tohoku, localizada no nordeste japonês, sofreu, há seis anos, um abalo sísmico que gerou terremotos e tsunamis de alta magnitude, ocasionando a morte ou o desaparecimento de pelo menos 20 mil pessoas. A solidariedade mundial se voltou em doações para a recuperação dessa localidade.

Por aqui, a comunidade japonesa residente em Manaus também prestou solidariedade, como lembra o vice-cônsul do Japão, Yoshinari Oda. “Um grupo formado por pessoas que já estudaram no Japão, através de incentivos do governo japonês, realizou eventos onde o lucro foi todo para um fundo de doação. Quando outro estudante embarcou para o país, a quantia foi entregue a uma creche na província de Miyagui”, lembra o diplomata.

E, como uma forma de exaltar a recuperação dessa região nipônica, a edição deste ano dos Eventos Culturais Japoneses, iniciativa do Consulado Geral do Japão em Manaus em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado (SEC) marcada para setembro, recebe a exposição itinerante internacional que busca resgatar belezas naturais e costumes desse povo.

Intitulada ‘Tohoku Através do Olhar de Fotógrafos Japoneses’, a mostra de imagens foi concebida pela instituição Japan Foundation. “Em 2019, serão 90 anos de imigração japonesa na Amazônia e o evento existe para que a comunidade local conheça, cada vez mais, a nossa cultura, indo além dos cosplays e animes que estão sempre em destaque, mas, também, a nossa cultura milenar. É difícil encontrar oficinas como as que vamos oferecer, pois elas são todas gratuitas e o nosso evento é aberto ao público” afirma Yoshinari, em tom de convite, comentando sobre as outras atrações da programação.

Contando, ainda, com oficinas e uma mostra de cinema, os Eventos Culturais Japoneses acontecem entre os dias 29 de agosto e 1º de outubro, em diversos locais…

 

Leia mais

 

Fonte: d24am.com

Deixe um comentário