MENU

Vinho supera saquê no Japão com a ajuda das mulheres

A crescente quantidade de mulheres no mercado de trabalho do Japão anima vinicultores a 16.000 quilômetros de distância.

Os produtores de vinho chilenos despontaram como os maiores beneficiários do pulsante mercado de vinhos do Japão. O vinho chileno, de preços baixos e aroma frutado, encontrou um nicho receptivo entre mulheres na faixa de 40 a 50 anos, que têm contribuído para elevar o consumo da bebida a níveis recorde todos os anos desde 2012.

“As mulheres estão bebendo mais à medida que sua participação no mercado de trabalho e sua renda disponível aumentam”, disse Naoko Kuga, analista que acompanha mudanças no estilo de vida do NLI Research Institute, com sede em Tóquio. “Essa tendência é positiva para o consumo de vinho.”

E também para o Chile. O país latino-americano ultrapassou a França como principal fornecedor de vinho para o Japão em 2015, com uma presença dominante em supermercados e lojas de conveniência ? terreno fértil para comerciantes com foco em clientes do sexo feminino. A Viña Concha & Toro, que tem sede em Santiago e produz os vinhos cabernet sauvignon e merlot Casillero del Diablo, divulgou em novembro aumento de 24 por cento no volume de vendas para o Japão no terceiro trimestre…

 

Leia mais

 

Fonte: economia.uol.com.br

Deixe um comentário