Virgens, ameaça à natalidade no Japão
A busca de razões para a queda da natalidade no Japão tornou-se uma obsessão nacional. E os mais novos suspeitos da lista, segundo um estudo oficial, são os homens e mulheres que amadurecem sem nunca ter provado o sexo. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas sobre População e Seguridade Social, organismo que examina tendências de vida para projetar políticas sociais, mais de 40% dos japoneses e japonesas entre 18 e 34 anos são virgens.
Os castos orientais não se orgulham de ser assim, e quase todos desejariam ter uma relação, diz o estudo. Os virgens somam-se aos “herbívoros”, parentes próximos do metrossexual em sua forma peculiar de se vestir, inteligentes e agradáveis, mas refratários na hora de iniciar qualquer relação mais íntima. O termo foi batizado pela escritora Maki Fukasawa, em 2006, para catalogar homens com um interesse moderado pelo sexo e mais passivos que seus antecessores no momento de buscá-lo.
“O tema [do encontro sexual] nunca veio à tona com as minhas amigas, pois valorizo muito sua amizade”, diz K. K., um elegante funcionário de 32 anos qualificado por elas como herbívoro e que alude à sua última relação carnal como algo remoto. Ele explica que gostaria de formar uma família para contribuir à escassez de mão de obra, mas ainda não encontrou a situação propícia…
Fonte: brasil.elpais.com