Home » Pontos Turísticos » Visto com limite de idade pode tirar chance...
Considerado um dos mais importantes órgãos representativos da comunidade nikkei e um interlocutor de peso junto ao governo japonês, o Ciate (Centro de Informação e Apoio ao Trabalhador no Exterior), de São Paulo, se mostra favorável à concessão do visto para yonseis com menos barreiras restritivas que as anunciadas em reportagem do jornal Yomiuri do dia 31 de julho.
A entidade mostrou simpatia pela proposta do deputado nipônico Mikio Shimoji, que defende a liberação do visto sem limite de idade e extensivo ao cônjuge, além de regras brandas para a renovação da licença de permanência. O diretor superintendente do Ciate, Yasuyuki Nagai, de nacionalidade japonesa, sustenta esta posição com forte argumento estatístico.
Segundo ele, em uma única pesquisa realizada em 1988, constatou-se que havia 1,22 milhão de nikkeis no Brasil, 12,9% dos quais yonseis, correspondentes a 159 mil pessoas. “Como já se passaram 29 anos, se o limite de idade até 30 anos prevalecer, é provável que 150 mil yonseis percam a chance do benefício do visto, já que ultrapassaram esta idade”, disse Nagai…
Fonte: alternativa.co.jp