MENU

Volante deixa Brasil para fazer base no futebol do Japão: “Tenho de tudo”

Tudo ficou para trás. Os hábitos, a falta de suporte no futebol, o modelo de educação. Após dois anos morando no Japão, é assim que o volante João Paulo Borges, de 18 anos, avalia o que mudou em sua vida ao escolher o país asiático para se profissionalizar no esporte. Atualmente morando em Kimitsu, o volante defende o clube Shorin-FC, time que tem por característica formar atletas para outros clubes.

Segundo João Paulo, não foi fácil deixar para trás a cultura na qual nasceu, a família e os amigos, mas a infraestrutura nos campos de treinamento, a educação de qualidade, gentileza entre as pessoas, salários em dia, além do respeito e o reconhecimento com os jogadores, foram fatores que pesaram na balança na hora de pensar no futuro como jogador de futebol.

– Aqui, mesmo sendo estrangeiro, tenho um tratamento espetacular. Tenho tudo o que preciso e tudo em dia. É diferente demais do meu país, a educação é sem dúvidas uma das melhores do mundo. Jogar lixo nas ruas é praticamente crime, todos são muito corretos. É coisa de primeiro mundo. Além disso, no Brasil, é difícil conseguir entrar em clubes sem empresários, patrocinadores ou dinheiro, isso afeta muito nossas escolhas para deixar o país e correr atrás dos sonhos – disse…

 

Leia mais

 

Fonte: globoesporte.globo.com

Deixe um comentário