MENU

Xadrez: Mestre no Japão

A cidade de Bauru não tem fronteiras em se tratando de esportes. E essa história é contada diretamente do outro lado do mundo, na “Terra do Sol Nascente”, onde o JC foi buscar, em entrevista exclusiva via Internet, Marcos Minamoto, que viveu até os 21 anos no Jardim Marambá. Ele foi parar no Japão, onde faz sucesso como atleta, obtendo medalha de bronze em Mundial na Itália e tendo fundado um clube na cidade de Toyohashi, onde dá aulas gratuitas.

O xadrez mudou a vida de Marcos Minamoto, 42 anos, que chegou ao Japão para trabalhar como imigrante. Mas graças à modalidade que aprendeu no Bauru Tênis Clube (BTC), em 1987, com o hoje falecido professor Edvaldo Bezerra Diniz, o Paraíba, ele conseguiu se sustentar. Por lá conheceu a esposa, com quem teve três filhos. Hoje, ele transfere o que sabe para jovens.

“Eu nasci em São Paulo e fui para Bauru aos sete anos. Considero-me bauruense. Quando eu tinha 11, ganhei do meu tio o meu primeiro tabuleiro. Na época, meu pai viu uma reportagem do JC, onde a jogadora Mitiko Ueti foi campeã paulista e representou o BTC. Logo no dia seguinte meu pai me levou ao clube e conhecemos o professor Paraíba. De lá para cá, nunca mais parei e levo o nome de Bauru e do meu antigo mestre por onde vou”, comenta Minamoto…

 

Leia mais

 

Fonte: jcnet.com.br

Deixe um comentário